CONFIRA OS 7 POSSÍVEIS MOTIVOS PARA VOCÊ TER IDO MAL EM UMA PROVA

24 jul

motivos-para-ter-ido-mal-em-uma-provaNão é incomum ouvirmos histórias de estudantes que estudaram bastante antes de uma prova e mesmo assim não conseguiu obter bons resultados. Se esse é o seu caso, existem 7 possíveis motivos para que isso tenha acontecido. Confira quais são eles, segundo o jornal The Guardian:

1 – Procrastinar

Se você demorou muito tempo para realizar a prova e ficou divagando entre uma questão e outra, isso pode ter diminuído a sua concentração e afetado diretamente o seu desempenho. Durante uma prova, é essencial que você mantenha o foco e evite pensar sobre outros assuntos.

2 – Planejamento

A falta de um planejamento na hora de realizar uma prova também pode ser um problema para atingir um bom resultado. Se você não organizar bem o seu tempo durante o teste, é possível que você tenha que fazer as últimas questões com pressa. Por isso, é importante conhecer o estilo da prova e elaborar um plano previamente.
3 – Leitura

Principalmente em questões da área de humanas é comum que os enunciados das questões sejam grandes e alguns alunos não os leiam com atenção. Entretanto, essa falta de concentração ao ler a pergunta é um dos principais motivos que causam um desempenho ruim no teste. Por isso, sempre leia todos os enunciados com o máximo da sua atenção.
4 – Falta de análise

A falta de aprofundamento e análise do tema questionado na prova é um fator que pode diminuir a sua nota. Se o professor acreditar que você somente decorou o conteúdo e não sabe trabalhar outros questionamentos em cima dele, ele pode te dar uma nota baixa.
5 – Pouca leitura

Muitas vezes, por conta do extenso conteúdo a ser estudado, alunos podem selecionar as leituras que eles farão durante os estudos. Nesses casos, é possível que eles “pulem” alguma informação importante para elaborar as respostas da prova. Por isso, evite fazer leitura dinâmica ou “ler por cima” o que está no livro. Deixe uma caneta marca texto às mãos e a utilize para selecionar o que for mais importante.
6 – Generalização

Dependendo da pergunta, o professor deseja saber se o aluno tem o conhecimento das exceções à regra, e não as regras em si. Por isso, jamais generalize uma resposta caso você saiba que existem exceções àquele conceito ou teoria.
7 – Erros de português

Por fim, um dos fatores que têm o maior poder de diminuir a sua nota são os erros de português. Sempre releia o que você escreveu na resposta e corrija qualquer erro de escrita ou gramática que encontrar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: