PROJOVEM: CURSOS GRÁTIS PARA JOVENS

28 maio

projovemurbanoPrograma Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM), criado em 2005, é um programa federal vinculado à Política Nacional de Juventude. O programa foi nomeado com o objetivo de proporcionar a formação profissional de jovens de baixa-renda e facilitar o seu ingresso no mercado de trabalho. Sendo assim, este programa é uma ótima opção para os amigos que buscam vagas para jovem aprendiz, contudo não estão tendo sorte.

O programa oferece 04 modalidades voltadas a atender diversos perfis, cada uma delas coordenada por um órgão federal. Em comum, elas tem como proposta criar meios legais para que a população mais nova, maiormente, sem experiência tenha condições de adquirir formação profissional gratuita e de qualidade.

 

 

PROJOVEM Adolescente

O PROJOVEM Adolescente, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, visa atender aos jovens com idade entre 15 e 17 anos, integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou que se encontrem em situação de risco social (encaminhadas pelo Ministério Público, Conselhos Tutelares, ou CREAS), promovendo a sua inserção e permanência na escola através de atividades socioeducativas.

Vale lembrar que este programa não oferece bolsa aos participantes, posto que as atividades desenvolvidas visam tão somente a complementação da educação formal através de atividades socioeducativas de participação social, de compreensão da realidade, e de desenvolvimento de habilidades gerais (como inclusão digital e desenvolvimento de capacidade comunicativa).

PROJOVEM Urbano

O PROJOVEM Urbano tem o objetivo de atender jovens de 18 a 29 anos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental. Através de um programa de 18 meses, pautados na formação básica do Ensino Fundamental, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, na qualificação profissional, e na formação do cidadão.

Os inscritos neste programa recebem um auxílio-financeiro no valor de R$ 100,00 (cem reais), desde que tenham a frequência mínima de 75% nas atividades presenciais e realizem os trabalhos pedagógicos solicitados. Esta modalidade é coordenada pelo MEC, integrando a política educacional nacional. Atualmente, o programa atende mais de 110 mil jovens em todo o país.

PROJOVEM Trabalhador

A última modalidade do programa é o Projovem Trabalhador, que visa qualificar jovens para ingressar no mercado de trabalho. Para participar do programa o jovem precisa ter entre 18 e 29 anos, pertencer a uma família cuja renda per capita não ultrapassem o valor de um salário mínimo, e já ter terminado ou ainda estar cursando ensino Fundamental ou Médio.

Os participantes recebem uma bolsa de seis parcelas iguais de R$ 100,00, desde que obtenham a frequência mínima, e são qualificados tanto socialmente quanto profissionalmente. O órgão responsável por esse programa é o Ministério de Trabalho e Emprego, que firmam parcerias com os Estados e Municípios.

Conclusão

Acreditamos que os cursos oferecidos pelo Projovem é uma excelente chance para as pessoas que buscam uma chance de qualificação profissional. Como visto, ele atende um vasto público: adolescentes, população rural e trabalhadores.

Dessa forma, entendemos que o nosso público que busca uma vaga de jovem aprendiz pode se interessar por este tipo de curso gratuito, que irá com certeza proporcionar um aprendizado e, logo, atribuir valor ao seu currículo.

Para mais detalhes copie e cole este endereço em seu navegador de internet: http://portal.mte.gov.br/politicas_juventude/projovem-trabalhador-1.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: