DICAS PARA CONSEGUIR O PRIMEIRO EMPREGO COMO JOVEM APRENDIZ

28 maio

primeiro_empregoExiste uma grande preocupação para a maioria dos jovens: como conseguir o primeiro emprego? Em grande parte, e também por diversos motivos, muitos gostariam, o quanto antes, de entrar no mercado de trabalho. Seja para ajudar a familiar, custear os estudos ou por necessidade própria.

Muitas vezes, no entanto, a falta de experiência no currículo é o grande vilão desses jovens brasileiros. A verdade é que não é impossível obter um emprego sem experiência de trabalho, mas certamente é mais difícil quando se tem. Por isso, separamos algumas dicas para facilitar a sua contratação.

1 – Programa de aprendizagem

Atualmente, diversas empresas (médio de grande porte) e órgãos públicos desenvolvem programas de aprendizagem que recebem todos os anos milhares de jovens aprendizes.

2 – Compatibilidade com seu perfil

Antes de começar a busca por seu primeiro emprego avalie seu perfil. Decida, por exemplo, a carga horária que tem disponível, o tempo para locomoção e a afinidade com uma determinada área de atuação, por exemplo, gestão. Após tomar essas decisões, selecione pelo menos três ou quatro vagas para jovens aprendizes disponíveis e se candidate.

Lembrando que o jovem aprendiz não pode trabalhar em trabalhos que trazem risco a sua saúde.

3 – Estude as empresas

Depois de selecionar as empresas que gostaria de atuar é hora de estudá-las. Aprender sobre as ideias e políticas da instituição, principalmente a descrição da vaga que irá se candidatar. Não esqueça se de colher informação sobre a atuação dela dentro do mercado e se participa ou não de projetos sociais. Além de se familiarizar com a instituição, o estudo pode contar pontos extras durante a entrevista admissional.

4 – Crie seu currículo

Se você realmente não tiver nenhuma experiência profissional é válido destacar trabalhos escolares e atividades extracurriculares. Neste caso, vale mencionar experiência de voluntariado, participação em equipes esportivas e qualquer outra coisa que mostra seu compromisso.
E lembrem-se: o currículo deve ser sucinto, claro e objetivo, sem rasuras ou informações inúteis. Veja como fazer um currículo para vagas de jovem aprendiz.

5 – Prepare-se para entrevista

O primeiro passa para a entrevista é a escolha de uma roupa adequada. Por exemplo, em ambientes mais descontraídos, como agências de propaganda e empresas de internet, uma roupa mais casual é comum. Já em bancos ou escritórios de advocacia, a formalidade prevalece. Mas, o recomendável é sempre usar roupas mais conservadoras. BAIXE O MANUAL SOBRE ENTREVISTAS.

6 – Mostre interesse pela vaga

Depois de concluir com êxito a entrevista, pergunte ao entrevistado qual o próximo passo da seleção. Pergunte educadamente e preste muita atenção para a resposta. Tenha sempre um bloco de notas ou um pedaço de papel para anotar as informações. Isso mostrara interesse e comprometimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: