DESCUBRA O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA CURIOSIDADE

14 maio

descubra-o-impacto-da-tecnologia-na-curiosidade-noticiasA tecnologia influencia o nosso dia a dia de maneiras diferentes: nas nossas relações com outras pessoas, o nosso acesso às notícias e informações, na maneira com que lidamos com os problemas, etc. Além disso, a tecnologia também tem um impacto direto na nossa curiosidade.

Antes de tudo, é importante lembrar que o ser humano sempre foi curioso. Para a sobrevivência, a curiosidade era uma peça-chave, já que é por meio dela que os homens puderam conhecer melhor a natureza e descobrir ferramentas que iriam ajudá-lo na evolução. Por isso, o ser humano tende a ter um grande apetite por novas informações de seu interesse.

 

Com o acesso fácil à internet, a distância entre os usuários e uma quantidade enorme de informações é de apenas um clique. Por meio do computador, é possível conhecer assuntos que você nunca imaginou e se aprofundar naqueles que você já conhece. Além disso, por meio do mundo virtual, você pode encontrar outras pessoas que tenham interesses parecidos com os seus e criar várias amizades à distância.

 

Esse fenômeno possui diversos aspectos positivos, entre eles o desenvolvimento da inteligência, a elaboração de novas ideias e a maior conexão entre vários usuários globais. Porém, por mais a internet forneça várias vantagens para a curiosidade, nem sempre essa influência é positiva.

 

Muitas pessoas possuem um apetite grande por novas informações e são alimentadas por meio da internet. Entretanto, é possível que chegue uma hora em que o usuário simplesmente ache que o assunto é “saturado” e não deseja mais aprender sobre isso. Esse acontecimento é muito comum com jovens que cresceram já com acesso a internet e, por isso, demonstram pouca vontade de aprender aquilo que não esteja dentro da sua área de interesse.

 

Para os professores, esse fenômeno é muito negativo. Os novos alunos acreditam que eles possuem o poder de decidir quais assuntos desejam aprender e, se a sua aula não faz parte dessa lista, eles simplesmente não absorvem o que está sendo dito. Apesar de eles terem uma enorme curiosidade, ela só não está direcionada para você.

 

Nesses casos, é importante que os educadores despertem essa curiosidade. Ao invés de simplesmente dar as respostas completas, é possível elaborar aulas em que o aluno pode pesquisar na internet sobre o tema discutido e ter as suas próprias conclusões.

 

Por isso, não veja a internet de maneira negativa. Apesar de ela ter alguns defeitos, os benefícios que ela oferece às pessoas são mais significativos do que o lado negativo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: