ROTINAS DE ESTUDO PARA A FACULDADE

31 mar

rotinas-estudo-para-faculdade-noticiasA rotina da faculdade é bem diferente do que a do Ensino Médio: as aulas são mais longas, os professores são mais especializados e as classes são maiores. Além disso, as matérias são completamente novas para você. Para que você não se perca no meio de tantas novidades, conheça 4 rotinas de estudo que você pode seguir durante a graduação que podem ajudá-lo:

1 – Crie uma rotina

Apesar de você ter uma maior liberdade durante a faculdade para estudar, entregar trabalhos, assistir às aulas, etc., você deve continuar mantendo uma agenda de estudos regulares. Sempre anote quais trabalhos devem ser feitos e quais assuntos precisam ser revisados. Tenha horários para estudar e crie um plano para que tudo seja entregue na data limite – dessa forma, você irá evitar problemas com todos os professores e todos os semestres irão passar de forma tranquila.

 

2 – Dedique-se

Ao contrário da escola, em que algumas matérias não seriam importantes para a sua profissão e você poderia estudar só para conseguir a nota necessária, na faculdade é crucial que você realmente se dedique. Durante os anos da sua graduação, você estará se preparando para o mercado de trabalho e para a profissão que poderá ser sua pelo resto da vida. Portanto, leve a sério as aulas e todo o material didático que os professores passarem. Leia os livros indicados, guarde os textos que você estuda e tire dúvidas com os professores. Crie esses tipos de hábitos e seu tempo na faculdade será muito bem aproveitado.

 

3 – Conheça o seu ritmo

Durante o Ensino Médio, ou até mesmo o cursinho, os alunos têm muitas horas do dia para estudar e realizar trabalhos. Entretanto, quando você entra na faculdade, o seu tempo disponível diminui consideravelmente, além de ter que aguentar uma carga muito maior de matérias e trabalhos. Portanto, é essencial que você tire o máximo dos seus momentos disponíveis. Saiba priorizar as tarefas mais importantes e descubra qual horário do dia você se sente mais disposto, pois, assim, mesmo que você tenha pouco tempo, ele será bem aproveitado. Além disso, perceba os seus limites: se você começa a se sentir muito cansado depois de 45 minutos, não force a barra e dê uma pausa.

 

4 – Desenvolva o hábito da leitura

Na universidade, ler é uma atividade que todos os alunos devem fazer. Independentemente do curso, você terá que ler diversos textos, pesquisas e livros. Portanto, coloque a preguiça de lado e desenvolva o seu hábito de leitura. Antes mesmo de ir para a graduação, comece a cultivar esse hábito lendo livros que você se interesse pelo assunto. Assim que você começar a sentir prazer com a leitura, será muito mais fácil acompanhar o ritmo dos textos acadêmicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: