ABANDONAR O PERFECCIONISMO AJUDA A PERDER O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO

31 mar

abandonar-o-perfeccionismo-ajuda-a-perder-o-medo-de-falar-em-publico-noticiasApresentar uma palestra na frente de uma audiência. Se ler essa frase já lhe causa arrepios, você provavelmente tem o mesmo medo que diversos outros estudantes. Sentir-se ansioso ao falar em público é algo extremamente comum, mas que pode afetar o seu desempenho acadêmico. A boa notícia é que você pode superar esse medo ao abandonar o perfeccionismo.

Sim, você leu corretamente: não ser perfeccionista ajuda você a se sentir mais confiante na hora de apresentar uma palestra ou seminário. O motivo para isso é que abraçar a possibilidade de erros tira toda a pressão que existe em você para que a situação aconteça sem nenhum tipo de imprevisto. É importante lembrar que todos nós erramos e nem mesmo o melhor palestrante vai deixar de sentir-se nervoso e até mesmo gaguejar durante uma apresentação.

 

Outra forma de superar esse medo é praticar a sua respiração. Vale a pena reler o texto em voz alta algumas vezes, preparando pausas para que você possa desacelerar o seu pensamento e até mesmo os seus batimentos cardíacos. Dessa forma, você vai se sentir mais relaxado e a sua apresentação será muito mais espontânea.

 

Além disso, também vale pensar em quem é a sua audiência. Se você estiver apresentando um seminário na frente da classe, lembre-se que são os seus colegas assistindo e que pode até existir um espaço para piadas e comentários divertidos. Torne a sua apresentação o mais dinâmica possível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: