A CHAVE PARA O APRENDIZADO PODE SER A INTENÇÃO DE OUVIR

27 mar

chave-aprendizado-intencao-ouvir-noticiasVocê já deve ter conhecimento de que passar a ouvir mais é essencial para aprender com eficiência. Porém, nem tudo se resume a atenção que você dedica a escutar outras pessoas; na verdade, o que pode de fato garantir o aprendizado é a sua intenção.

Interpretar informações e dar significado a elas é o que faz com que nossa mente assimile o que observamos e ouvimos. Pesquisas realizadas com pessoas que aprendem novos idiomas demonstraram que existem estratégias específicas ligadas à audição que possibilitam uma compreensão mais aprofundada.

 

Quer saber como essas estratégias funcionam? Confira os itens a seguir:

 

1. Noção do que você quer
Ter um objetivo para o que você quer adquirir ao escutar alguém, seja durante uma aula ou uma conversa, é o que garantirá se você aprenderá algo ou não. Antes de o assunto ser iniciado, pense sobre o que você já sabe sobre aquilo e então esteja atento para as informações relevantes que podem ensinar algo a você.

 

2. Manter o foco
Assim que você começar a escutar, mantenha o foco. Não deixe que sua atenção se desvie e tente memorizar detalhes que você não entendeu em um primeiro momento.

 

3. Avaliar
Após a aula ou a conversa, avalie o que você aprendeu e o que você já sabia. Se você tem dúvidas, faça perguntas. Não deixe que nada passe despercebido por você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: