LIÇÕES DE LIDERANÇA DO FILME ENDER’S GAME – O JOGO DO EXTERMINADOR

29 jan

harrison-ford-enders-game-o-jogo-do-exterminadorEnder’s Game é uma história escrita em 1985, e conta a jornada de um garoto que vive em um mundo distópico, onde as crianças precisam treinar desde cedo para proteger o mundo contra uma invasão alienígena. A história, apesar de ser ficção científica, pode ensinar muitas questões sobre liderança. Confira:

1 – Colocar todos na mesma página

Em basicamente todas as empresas, existem objetivos definidos e você, como funcionário, deve se esforçar para alcançá-los. Entretanto, nem sempre a equipe inteira toma o mesmo caminho para atingir a meta final. O principal trabalho de um líder é fazer com que todos vão à mesma direção, sem atrapalhar o andamento das pessoas ao redor. Não deixe que os integrantes da sua equipe sejam influenciados por pequenos problemas, ou se sintam perdidos. No filme, o grupo de jovens são treinados em centros especiais, onde existem treinadores que podem mostrar a eles qual é o melhor caminho a tomar. 

 

2 – Pratique

O personagem principal, Ender Wiggin, foi treinado arduamente por Bonzo Madrid, seu treinador. Bonzo percebeu que o garoto possuía um dom natural que não estava desenvolvido, e trabalhou essa habilidade durante muito tempo. Ao perceber que você pode melhorar ainda mais alguma qualidade sua, invista nela. Se você acha que possui facilidade em aprender um novo idioma, comece a estudar diferentes línguas. Use as suas qualidades a seu favor, e convença as pessoas do seu time que façam a mesma coisa. 

 

3 – Conheça o seu time

Os melhores líderes são aqueles que realmente conhecem a sua equipe e sabe as particularidades de cada integrante. Ender, depois de alguns treinos, começou a anotar as qualidades e fraquezas de cada pessoa que treinava com ele. Dessa forma, você irá ter um time muito mais eficaz, já que irá saber como deve trabalhar com cada funcionário, e como tirar o melhor de cada um. 

 

4 – Seja adaptável

Muitas pessoas acreditam que os melhores líderes são os estrategistas, que sempre estão 2 passos a frente de todo mundo, preparado para qualquer problema. Entretanto, nem sempre isso funciona muito bem. Se as coisas dão erradas, pode acontecer do estrategista não ter pensado naquela possibilidade, e acabar entrando em pânico. Portanto, não é uma atitude ruim prever possíveis problemas e complicações – mas você deve estar preparado, caso as coisas deem errado. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: