APRENDA A CONCILIAR OS ESTUDOS E O ESTÁGIO

29 jan

aprenda-conciliar-estudos-estagio-em-2014-noticiasO ato de estagiar é, além de muito importante para o currículo, algo exigido pela maioria das faculdades. No entanto, milhares de estudantes têm dificuldades em conseguir conciliar sua rotina de estudos com a de trabalho, prejudicando por vezes alguma das atividades. Para evitar que isso aconteça com você em 2014, leia a seguir o que deve ser ponderado na hora de escolher um estágio e de que formas ele alterará a sua rotina universitária:

1 – Escolha a melhor hora

Procure um estágio no momento em que você se sentir mais seguro e confiante em relação ao seu curso e a sua rotina. Se você estiver passando por um período turbulento de adaptação ou de novas aulas, espere esse momento passar, caso contrário seu estágio poderá ser uma experiência estressante e pouco proveitosa.

 

2 – Comprometa-se a trabalhar um semestre

Quando houver a possibilidade de negociação, tente fechar um contrato cujo período seja de 6 meses. Assim, caso você não se adapte à empresa ou simplesmente quiser uma nova experiência, será mais fácil se desligar do trabalho. Caso você sinta vontade de continuar, comunique ao seu chefe: se você estiver fazendo um bom trabalho ele dificilmente se oporá.

 

3 – Planeje seu tempo

Uma das principais dificuldades enfrentadas por quem trabalha e estuda ao mesmo tempo é a de conciliar as duas atividades sem prejudicar alguma delas. Planeje horários livres do seu dia e da sua semana para estudos, palestras ou possíveis trabalhos. Procure também montar um cronograma antecipadamente para cumprir suas tarefas, assim você terá mais tempo de fazê-las com tranquilidade.

 

4 – Encontre formas de ser mais produtivo

Se, por exemplo, você faz um estágio no período da tarde e estuda a noite, mas acredita que suas aulas seriam muito mais produtivas no período da manhã, mude seus horários. A maioria dos chefes de estagiários costuma entender esse tipo de necessidade, já que o estágio depende diretamente da faculdade. Muitas pessoas também têm investido em cursos online, pois assim não desperdiçam o tempo de locomoção até um lugar físico, podendo utilizá-lo para desempenhar outras atividades. Avalie a sua situação e veja o que é melhor para você. Só não vale deixar uma experiência importante como o estágio de lado, hein?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: