DICAS PARA FAZER UMA CARTA DE APRESENTAÇÃO IMPECÁVEL

24 jan

dicas-para-fazer-uma-carta-de-apresentacao-impecavel-noticiasA maioria das pessoas costuma esquecer-se das cartas de apresentação e valorizar apenas seus currículos. Porém, o que elas não percebem é que uma boa carta pode ser a chave para conquistar a vaga desejada no mercado de trabalho e se destacar entre tantos outros candidatos. Você se sente perdido a cada vez que se vê obrigado a escrever uma carta de apresentação? Não tem problema: confira abaixo 7 dicas que podem ser usadas como um passo a passo para que você escreva uma carta impecável e conquiste o recrutador.

1 – Formato Profissional

A aparência da sua carta de apresentação conta muito porque, antes mesmo de ler as suas qualificações, o recrutador provavelmente observará em que formato essa carta foi escrita. Ela deve ser feita numa folha branca, com uma fonte simples como a Times New Roman, tamanho 11 ou 12, com o mínimo possível de frases sublinhadas, em negrito ou em itálico. A linguagem deve ser formal e, portanto, sem gírias, para evidenciar o seu profissionalismo. Caso você vá enviar a sua carta de apresentação por e-mail, as regras são as mesmas, acrescentando apenas que você deverá avisar gentilmente no corpo da mensagem que está enviando o seu currículo e a sua carta em anexo (ex: “Por favor, veja minha carta de apresentação que está no anexo desse e-mail”). Dica: nomeie adequadamente o arquivo da sua carta de apresentação, pois o recrutador provavelmente receberá mais de uma e será muito mais prático para ele saber de quem é cada uma. Por exemplo: ao invés de nomear simplesmente como “carta de apresentação”, escreva “João Silva carta de apresentação”.

 

2 – Linguagem formal

Mesmo que você trabalhe em áreas que exigem criatividade, como a publicidade e o design, escreva utilize a linguagem formal na sua carta de apresentação. É melhor mostrar a sua criatividade através de um portfólio.
3 – Priorize a individualidade

Pode parecer besteira, mas os recrutadores realmente percebem quando uma carta de apresentação é padrão e enviada exatamente igual a mais de uma pessoa. No cabeçalho, procure dirigir-se diretamente a quem irá ler o documento, colocando “Caro Sr. X”.

4 – Apresente-se efetivamente

O primeiro parágrafo geralmente é determinante para que o recrutador decida se irá continuar a ler sua carta de apresentação ou não, portanto, prenda a atenção dele logo nas primeiras linhas: comece escrevendo por que decidiu se candidatar a vaga, onde e o que estuda, qual cargo quer e por que o almeja.

 

5 – Escreva experiências que podem te destacar

Se, por exemplo, o cargo ao qual você está se candidatando exige conhecimento do Excel, e no passado você já fez um trabalho escolar em que teve que organizar em tabelas todas as finanças de uma empresa, escreva isso! Coloque no papel exemplos de atividades que você desenvolveu anteriormente e que de alguma forma aumentaram sua experiência com alguma habilidade requerida.

 

6 – Conclua simples e objetivamente

Termine a carta reafirmando o seu interesse na vaga e propondo um encontro pessoal. Coloque seu número de telefone e seu e-mail a fim de facilitar um possível contato, e atenção: não afirme que você será a melhor escolha, porque não há como saber disso. No entanto, deixa claro que você se encaixaria perfeitamente ao cargo.

 

7 – Revise

Então você acha que depois de escrever a conclusão o seu trabalho acabou? Negativo. Releia a carta atenciosamente, procurando erros de grafia, acentuação, pontuação e informações duvidosas. Se quiser, chame seus pais ou uma pessoa de confiança e peça para que eles leiam e te digam se encontraram alguma dificuldade de entendimento. Muitas vezes é mais fácil uma pessoa de fora encontrar erros do que você mesmo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: