COMO FALAR SOBRE SI MESMO DURANTE A ENTREVISTA DE EMPREGO

24 jan

como-falar-sobre-si-mesmo-durante-entrevista-de-emprego-2014-noticiasDurante a entrevista de emprego, é fácil falar sobre as nossas experiências e capacidades. Mas como agir quando o entrevistador pedir para que você fale sobre si mesmo, ou seja, sobre quais são suas qualidades e defeitos? Parece simples, mas não é. Confira algumas dicas que podem ajudá-lo a sair dessa situação da melhor forma possível:

1 – Seja confiante

É essencial que, quando você for falar sobre si mesmo, você demonstre confiança. Recrutadores estão acostumados a analisar pessoas e eles percebem facilmente quando alguém está nervoso, ou está mentindo. Portanto, diga a verdade e fique tranquilo – isso já é um grande passo para ser um bom entrevistado.

 

2 – Dê exemplos

Se você se sente receoso de que o recrutador pode não confiar em suas palavras, dê exemplos das suas principais qualidades. Fale sobre um projeto que você desenvolveu no seu último emprego, por exemplo. É importante, também, que você explique os seus defeitos com experiências anteriores. Assim, além de falar mais sobre a sua carreira, você passa maior confiança para o entrevistador.

 

3 – Fale sobre a suas escolhas

Quando for falar de si mesmo, é crucial que você explique porque decidiu escolher por essa profissão. Diga o que o atraiu nessa carreira e como essa “paixão” foi um diferencial na hora de exercer a profissão. Conte uma história e deixe com que o recrutador sinta vontade de continuar escutando.

 

4 – Diga as suas experiências na graduação

Essa dica é especialmente importante para recém-formados: enquanto estiver falando sobre si mesmo, tente inserir alguma experiência positiva que você teve durante a faculdade que influenciou diretamente a sua carreira. Isso irá demonstrar, mesmo com somente um exemplo, que a sua graduação foi mais do que um simples pedaço de papel e que ela, de fato, criou um bom profissional.

 

5 – Seja breve

Apesar de você sentir que deve falar muitas coisas para convencer o recrutador de contratá-lo, é essencial que você seja breve. Fique restrito ao que ele pediu que você respondesse e não fale por mais de 2 minutos sem parar. Quando você sentir que o recrutador está ficando entediado, pare o mais rápido possível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: