APRENDA A MELHORAR A SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

24 jan

aprenda-a-melhorar-sua-inteligencia-emocional-noticiasPessoas extremamente sensíveis tendem a ser bastante duras consigo mesmas: críticas pesadas e auto  avaliações que, muitas vezes, ficam aquém da realidade, além da instabilidade no humor constante. Se você faz parte desse grupo, veja 5 passos para identificar o que te incomoda e como melhorar os sintomas causados por essa instabilidade:

Primeiro passo: o que estou sentindo?

Saber o que você está sentindo é o primeiro passo para conseguir melhorar a sua sensibilidade emocional. Identifique qual tipo de sentimento está lhe transtornando: raiva, tristeza, etc. Será mais fácil, mais tarde, desvendar o porquê de estar se sentindo assim e como melhorar.

 

Segundo passo: por que eu estou me sentindo assim?

Agora que você já sabe o que sente, tente entender da onde vem esse sentimento. Alguém fez algo que possivelmente pode ter te irritado? Algo te frustrou? Às vezes, fatores como expectativas altas demais, por exemplo, podem causar uma frustração subconsciente, fazendo com que nem você mesmo perceba que essa é a causa. Fique atento.

 

Terceiro passo: o que eu diria pra alguém que estivesse com esse problema?

Já reparou como a maioria de nós é ótima conselheira e péssima em seguir o que diz? Que tal mudar isso? Pense no que você diria a um amigo que lhe chegasse com o mesmo problema. Qual conselho daria, como agiria… Em seguida, tente ao máximo aplicar isso seus conselhos a si mesmo. Pode funcionar melhor do que você imagina!

 

Quarto passo: devo guardar esse sentimento?

Algumas vezes acabamos nos aborrecendo por coisas pequenas, e cabe a você julgar quais delas são apenas estresses momentâneos e passageiros e quais realmente te feriram e precisarão ser discutidas futuramente. Tome apenas o cuidado de não se deixar afetar por qualquer tipo de situação, caso contrário você se magoará por algo que, afinal, nem vale tanto à pena assim.

 

Quinto passo: o que eu posso fazer para me sentir melhor?

Pessoas muito sensíveis tendem a ser bastante duras consigo mesmas, fazendo julgamentos pesados sobre seus próprios atos e causando o próprio mal. Tente, então, bloquear os pensamentos excessivamente cruéis e fazer atividades que costumam melhorar seu humor, como assistir seu filme favorito, caminhar num parque, etc. Tudo que faça você se distrair é bem-vindo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: