LIÇÕES DE LIDERANÇA COM NELSON MANDELA

7 jan

nelson-mandela-liderO ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, é conhecido pela sua participação vital durante o apartheid, movimento que buscava os direitos iguais entre negros e brancos no país africanos. Hoje, Mandela possui um Nobel da Paz, entre vários outros prêmios internacionais pelo seu trabalho anti-racismo. Além disso, o líder político sul-africano pode ensinar várias coisas sobre liderança. Veja como ser um líder melhor com a ajuda de Nelson Mandela:

 

1 – Tenha caráter

Quase todas as aulas e livros de liderança em todo o mundo dizem que o segredo para ser um bom líder é criar uma estratégia. Eles apontam que é essencial ter uma boa estratégia para atingir os objetivos e manter a equipe na linha. Será que isso é verdade? Mandela, ao longo de sua carreira, assume que se sentiu perdido e acabou tomando decisões erradas. Porém, uma característica acima da estratégia fez com que ele tivesse sucesso: o seu forte caráter. É essencial que você seja uma pessoa honesta e tenha certeza dos seus ideais, pois, dessa forma, você irá passar confiança e segurança para todos ao seu redor. Trabalhe em cima do seu caráter e os resultados virão.

 

 

2 – Aceite seus medos

Ao contrário do que os filmes de Hollywood querem que você acredite, é normal se sentir despreparado e receoso. Nem sempre você está pronto para os desafios e, nessa hora, é compreensível que você sinta medo. Mandela disse, durante uma entrevista, que se sentiu apreensivo em diversos momentos ao longo da vida, mas ele sempre soube contornar isso e teve coragem o suficiente para se arriscar. Entenda que é normal sentir medo e que eles serão úteis para você crescer ainda mais.

 

 

3 – Fique atento aos seus atos

É importante que seus atos correspondam ao que você diz. Se você luta por uma causa, por exemplo, você não deve, de maneira alguma, agir de forma contrária aos ideais que você prega. Nelson Mandela pode não ter agido sempre da melhor forma possível, mas ele sempre teve atitudes correspondentes ao que ele pregava. Isso é uma das melhores formas de reforçar a sua imagem de líder e incentivar pessoas.

 

 

4 – Reconheça o trabalho dos outros

Existem muitos líderes que conseguem deixar os seus subordinados com medo ou se sentindo incapazes. É crucial que você aja ao contrário disso e reconheça o esforço das pessoas da sua equipe. Esse tipo de reconhecimento possui um grande efeito e pode aumentar consideravelmente os resultados da sua equipe. Nelson Mandela, durante seus discursos, tinha o hábito de agradecer a todos que tinham ajudado ele a chegar naquele lugar e sempre foi atencioso com as pessoas ao redor dele. Seja como ele, e os resultados serão muito melhores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: