SEGREDOS PARA ARRASAR NA COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL

23 dez

segredos-para-arrasar-comunicacao-nao-verbal-noticiasComunicar-se de maneira clara e eficaz é essencial durante apresentações, seja para os seus colegas de sala ou para uma equipe de executivos no trabalho. Porém, contar apenas com as palavras não é o método mais recomendado de buscar o sucesso na sua forma de se comunicar. Para ser bem-sucedido, você tem de contar com outro recurso: a comunicação não verbal. Ainda que seja desprezada por muitos, as técnicas de comunicação não verbal podem contribuir muito para a eficiência da sua apresentação.

Se você quer aprender a se comunicar eficientemente de maneira não verbal, confira 5 segredos:

 

1. Contato visual

Para garantir uma comunicação não verbal eficiente, é essencial que você faça contato visual. Se você estiver em uma apresentação, pode usar muito mais que palavras para expressar a importância do que está dizendo. Procure fazer contato visual com o máximo possível de presentes na sua apresentação, isso fará com que elas levem a sério o que você está dizendo.

 

 

2. Flutuação da voz

Outra maneira de dar ênfase ao que você está dizendo é utilizar sua voz como recurso. Um tom monótono e constante vai fazer com que as pessoas se distraiam, independentemente do conteúdo da sua apresentação. Já se você sabe o momento correto de aumentar ou diminuir o tom de voz, enfatizar uma ou outra palavra e até mesmo fazer pausas, a atenção do seu espectador estará completamente voltada para você.

 

 

3. Posicionamento

Assim como o tom de voz monótono, permanecer parado ao lado da sua apresentação vai torná-la algo entediante. Se você quer fazer com que seus espectadores realmente se interessem por aquilo que você tem a dizer, seja dinâmico. Caminhe ao redor e na frente da sala, aponte exemplos. E nunca, em hipótese alguma, faça sua apresentação sentado atrás do computador. Essa é uma péssima prática.

 

 

4. Expressões faciais

Para que a sua audiência se sinta entusiasmada por aquilo que você faz, é essencial que você se empolgue em apresentar aquilo. Se você ficar com a famosa “cara de velório” durante todo o tempo em que estiver diante deles, não haverá motivo para que eles se sintam minimamente interessados no assunto. Já se você mostra como o assunto pode ser animador, cada vez mais pessoas vão se atentar ao tema discutido. Por isso, sorria nos momentos certos, mostre animação e até mesmo feições de contrariedade se esse for o caso.

 

 

5. Gestos

Não adianta nada andar pela sala enquanto apresenta se suas mãos estão guardadas nos bolsos, cruzadas ou presas ao lado do corpo. Isso mostra desconforto. Faz com que as pessoas percebam você de maneira insegura. Procure contar com a ajuda dos gestos, lembre-se de que suas mãos não ficam paradas durante uma conversa normal. Apenas fique atento para não exagerar no uso do recurso e virar motivo para piadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: