DICAS PARA PESSOAS INTROVERTIDAS SE DESTACAREM NO TRABALHO

23 dez

dicas-para-pessoas-introvertidas-destacarem-trabalho-noticiasPara muitos profissionais, a introversão é um verdadeiro desafio na carreira. Por conta desse tipo de personalidade, muitos podem ser mal interpretados, passando por antipáticos, ou até mesmo desprezados, sem nunca ter a chance de demonstrar um trabalho de qualidade. Porém, se você se considera introvertido, precisa entender que buscar a oportunidade de se destacar depende apenas de você. E, mais que isso, precisa manter em mente que é possível fazer isso sem mudar quem você é.

Se você quer aprender a se destacar mesmo sendo introvertido, veja dicas simples e úteis

 

: 1. Identifique seus pontos fortes

Antes de mudar a maneira como seus colegas veem você no escritório, você precisa identificar por si mesmo seus pontos fortes. Tente não pensar nas suas habilidades relacionadas ao seu cargo atual, prefira listar valores que você poderia agregar a qualquer posição que você venha a ocupar no futuro.

 

Mais importante que isso, não permita que o ideal de se comportar de maneira extrovertida turve sua visão. Se você é o tipo de pessoa que se dá bem em trabalhos solitários, por exemplo, deve ser incrivelmente produtivo quando se trata de ler ou escrever relatórios e pesquisas. Esse comportamento sugere que você é independente, auto- motivado e, provavelmente, altamente capaz de oferecer ideias inovadoras para a equipe, características valorizadas no mercado de trabalho.

 

Uma vez que você reconheceu suas forças, tente encontrar maneiras de destacá-las no escritório. Você pode tentar se relacionar mais com seus colegas de trabalho, ou simplesmente contribuir com as suas opiniões durante reuniões de brainstorm. Fazendo isso, as pessoas próximas a você verão o que você é capaz de fazer, ainda que seja reservado.

 

 

2. Saiba quando aceitar um desafio

Ao reconhecer que você é alguém introvertido, você poderá eliminar muitos desconfortos da sua rotina, como a incapacidade de recusar convites para o happy hour ou eventos da companhia em que trabalha. Aceitar essa condição permite que você equilibre sua vida pessoal e profissional respeitando sua personalidade.

 

Porém, esse comportamento também pode ser utilizado como desculpa para evitar situações que podem ser muito proveitosas para você, como um almoço com um cliente importante ou um evento em que o diretor da sua área estará presente.

 

Embora seja uma tarefa complicada, tente perceber a diferença entre os momentos em que você está respeitando sua personalidade introvertida e aqueles em que você está apenas fugindo de uma oportunidade usando a introversão como desculpa. É essencial que você aprenda a hora certa de aceitar o desafio e superar sua introversão para melhorar as oportunidades no trabalho. O segredo para isso é simples: analise as motivações por trás da sua escolha antes de decidir definitivamente.

 

 

3. Diga às pessoas o que esperar de você

Um dos principais problemas que as pessoas introvertidas enfrentam no local de trabalho é o fato de serem mal interpretados em muitos casos. Mas é muito simples contornar essa complicação: diga às pessoas o que elas podem esperar de você.

 

Sendo um introvertido no mundo profissional, pode ser difícil alcançar essa franqueza, mas, novamente, não se apegue à sua personalidade como desculpa para evitar assuntos delicados. Tomando essa iniciativa simples você garante que será reconhecido por aquilo que merece, e não por uma impressão falsa que seus colegas farão de você.

 

Com isso, você fica mais à vontade para exibir seus pontos fortes, sabendo que os problemas de comunicação não acontecerão e você não será interpretado de maneira equivocada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: