PESSOAS COM QUEM VOCÊ PRECISA CONVERSAR ANTES DE ESCOLHER UMA UNIVERSIDADE

12 dez

pessoas-voce-precisa-conversar-escolher-universidade-noticiasA grande preocupação dos estudantes do ensino médio é escolher a profissão que querem exercer pelo resto da vida. Porém, tão difícil quanto essa decisão é encontrar a universidade adequada para ensinar a você todo o necessário. Por isso, a busca deve ser feita com cuidado. Se você ainda não se decidiu sobre a universidade que pretende cursar, veja 6 pessoas que podem ajudá-lo nesse processo:

1. Seus irmãos mais velhos

Talvez você não tenha um amigo mais velho, mas deve ter primos ou amigos que possam ajudá-lo com isso. Essas pessoas já passaram pelo momento em que você está agora e podem oferecer conselhos valiosos. Além disso, por serem próximos a você, eles podem oferecer pontos de vista interessantes sobre sua personalidade e seus interesses, de modo que sua decisão seja mais fácil. Pergunte a eles o que gostariam de ter feito diferente e quais podem ser as melhores universidades para você.

 

 

2. Seu professor favorito

Ainda que esse profissional não seja o orientador do seu colégio, ele pode ser uma grande ajuda por já ter visto outros milhares de estudantes fazendo suas escolhas. Outra vantagem de conversar com um professor é o fato de que ele conhece seu histórico e seus interesses acadêmicos, bem como seus pontos fortes e fracos, o que permite que ele dê uma opinião concreta sobre as universidades mais apropriadas para o seu desenvolvimento. Tente descobrir também em qual universidade esse professor realizou sua formação e como foi a experiência. Se você gostar da história, pode se interessar pela mesma instituição.

 

 

3. Um profissional da área dos seus sonhos

Se você já sabe qual carreira pretende seguir ou pelo menos tem uma ideia geral do que gostaria de fazer pelo resto de sua vida, procure entrar em contato com alguns profissionais dessa área para entender como eles chegaram à posição que ocupam hoje. Pergunte quais foram os principais desafios, como a escolha da universidade foi feita e quais são os fatores mais e menos admirados por eles na instituição em que se formaram, bem como na profissão escolhida.

 

 

4. O orientador do colégio

Não é segredo para ninguém que o orientador do colégio pode ser uma ótima fonte de conselhos sobre esse assunto. Agende um horário com ele e fale sobre os seus interesses e preocupações referentes a essa escolha. Mantenha em mente que ele não poderá dizer a você qual é a decisão correta, mas certamente apresentará dados que poderão ajudá-lo a escolher a opção mais adequada. Pergunte sobre métodos de ensino das universidades, matérias lecionadas, programação de aulas, horários, etc.

 

 

. Um estudante de cada universidade do seu interesse

Depois de listar as universidades onde você gostaria de estudar, procure entrar em contato com um jovem que estude lá, de preferência no mesmo curso em que você pretende ingressar. Pergunte as opiniões dele sobre as instalações, o método de ensino, os professores, o material. Não deixe passar nada. Uma dica importante é perguntar quais são as principais críticas desse estudante sobre a universidade.

 

 

6. O coordenador do curso que você pretende fazer

Entre em contato com a universidade e pergunte pelo professor responsável pelo curso do seu interesse. Faça a ele as mesmas questões que você perguntou para o estudante. Pergunte sobre o método de ensino, os professores, o material, as atividades práticas e teóricas, etc. Conversando com esse professor você consegue uma visão do que a universidade pretende passar para você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: