MANEIRAS SIMPLES E EFICIENTES DE MELHORAR SUA MEMÓRIA

3 dez

maneiras-simples-eficientes-de-melhorar-memoria-noticiasGrande parte dos exercícios para melhorar a memória, como segmentação, associações ou treinamento cerebral, envolve muito esforço mental. Porém, nem sempre essas são consideradas as melhores opções. É possível desenvolver a sua memória sem aplicar esforços absurdos nessa tarefa, basta que você conheça os métodos certos. Confira a seguir 8 maneiras muito simples e baratas de melhorar sua memória sem exigir grande esforço para isso:

 

1. Fechar a mão direita em punho

Se você aperta sua mão direita fechada durante a aprendizagem, isso pode ajudar a memória. Mais tarde, quando quiser se lembrar daquilo, basta apertar sua mão esquerda da mesma forma. De acordo com um estudo recente, os voluntários que fizeram isso se saíram melhores durante os testes do que aqueles que empregaram qualquer outra tática de memorização.

 

 

2. Mascar chiclete

Ao mascar chiclete você pode ter um aumento no foco e, em consequência, na memória. Durante estudos realizados recentemente, a memória de áudio foi testada em diversas pessoas e aquelas que mascavam chiclete obtiveram melhores resultados referentes à memória de curto prazo do que aquelas que não o fizeram.

 

 

3. Dormir bem

Um dos muitos benefícios do sono é que ele é capaz de fortalecer a memória. Isso acontece porque durante o período em que dormimos o cérebro se ocupa trabalhando em nossa memória. Diversos estudos demonstram, por exemplo, que as pessoas são mais propensas a sonhar com as coisas que tem valores mais altos para elas e, posteriormente, sentem mais facilidade em lembrar essas coisas.

 

 

4. Fazer caminhadas

Conforme as pessoas envelhecem, se tornam mais propensas a sofrer com problemas de memória. Porém, caminhar seis quilômetros por semana é suficiente para preservar a memória durante a velhice. Segundo estudos realizados em 2010, as pessoas mais velhas que caminhavam de seis a nove milhas por semana tiveram um volume maior de massa cinzenta do que as consideradas sedentárias.

 

 

5. Parar de fumar

Inúmeros benefícios de deixar o cigarro já são conhecidos, mas poucas pessoas sabem que desistir dele também beneficia a memória. De acordo com um estudo realizado no ano de 2011, embora o cigarro seja prejudicial à memória, ao deixá-lo de lado uma pessoa pode restaurar as funções da memória quase até atingir a normalidade.

 

 

6. Leia mensagens no Facebook

Um estudo recente descobriu que as memórias das pessoas são mais fortes para publicações no Facebook do que para frases de livros e até mesmo rostos de pessoas. Segundo a pesquisa, esse tipo de mensagem é mais fácil de ser lembrada porque já vem em um formato facilmente digerível, escrito em uma linguagem espontânea.

 

 

7. Cheire alecrim

A memória de longo prazo, assim como a memória prospectiva e a aritmética mental, pode ser melhorada pelo cheiro de óleo essencial de alecrim. Em um estudo realizado recentemente, os participantes que estavam em uma sala com esse cheiro tiveram melhor desempenho em tarefas de memorização do que os demais.

 

 

8. Perder peso

Assim como o cigarro, os problemas com peso também estão associados a uma memória ruim. Porém, esse tipo de dano também é quase completamente reversível, segundo um estudo publicado em 2013.

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