COISAS QUE VOCÊ DEVE FAZER SE ESTÁ FORMADO E NÃO ENCONTRA EMPREGO

3 dez

coisas-que-voce-deve-fazer-esta-formado-nao-encontra-emprego-noticiasNinguém está livre de deixar a faculdade sem um emprego ou qualquer outra forma de se sustentar. A situação pode ser extremamente frustrante, mas deixar que isso o desanime vai acabar fazendo com que a tarefa de conseguir um emprego seja ainda mais desafiadora. Se você está passando por isso, entenda que manter-se em movimento é essencial. Confira a seguir 10 coisas que você deve fazer se está formado e ainda não encontrou um emprego:

1. Seja positivo

Não fique surpreso ou chateado se você acabou de sair da faculdade e ainda não tem um emprego, isso acontece. O importante é que você mantenha o pensamento positivo e continue sua busca. Uma boa maneira de fazer isso é lembrar quão longe você já chegou. Outra coisa que você deve fazer é reservar pelo menos uma hora do seu dia para fazer algo de que realmente gosta. Isso vai mantê-lo motivado.

 

 

2. Reduza custos

Uma vez que você não tem emprego, deve reduzir seus gastos para o mínimo necessário. Lembre-se de que você não sabe quanto tempo vai durar esse período de desemprego, por isso é essencial manter apenas as despesas que você pode cobrir. Elimine dividas de longo prazo e procure cortar tudo aquilo que não for absolutamente essencial para você.

 

 

3. Faça novos contatos

Estar desempregado não significa estar fora do radar de outros profissionais. Ao contrário. Já que você está sendo obrigado a ficar sem trabalhar, ocupe esse tempo plantando sementes positivas para a sua carreira. Frequente eventos de estudantes recém-formados, participe de feiras de trainees, visite conferências especializadas na sua área de formação e faça cursos de especialização. Eventualmente você vai conhecer alguém com quem vale a pena se relacionar. Esse tipo de contato pode ser extremamente benéfico para sua carreira.

 

 

4. Considere novos cursos

Se você não vê oportunidades na área escolhida, por que não começar outro curso em uma área que possa oferecer mais chances de sucesso? Comece listando outros interesses e pesquise profissões que possam se relacionar com a formação que você já possui. Dessa maneira, ainda que você venha a conseguir um emprego na área em que já é formado, ainda possui um “plano B” para casos de emergência.

 

 

5. Mantenha-se ocupado

A pior coisa que você pode fazer durante o período de desemprego é deixar-se ficar jogado no sofá durante todos os dias, vendo filmes e comendo um grande pacote de biscoitos. Lembre-se de que um corpo em repouso tende a permanecer em repouso e evite que isso aconteça na sua busca. Procure trabalhos freelancer, seja voluntário em uma causa social, comece a praticar exercícios, faça parte de um time de esportes. Ficar parado não será positivo para você nem física ou psicologicamente e, menos ainda, profissionalmente.

 

 

6. Amplie sua busca

Provavelmente você já deve ter ouvido seus avós dizerem que quem está com sede não escolhe a cor do copo. Aplique isso à sua busca por um emprego. Ainda que você queira muito trabalhar em uma área específica, limitar sua busca vai diminuir suas chances de emprego. Comece pensando grande. Abra suas possibilidades. Conforme você adquirir mais segurança no mercado, passe a buscar aquilo que lhe interessa especificamente.

 

 

7. Desenvolva suas habilidades

Aproveite o tempo em casa para desenvolver as habilidades que você sabe que são mais valorizadas em sua área profissional. Ou procure habilidades complementares, que poderão dar a você uma dianteira perante os demais concorrentes. Por que não fazer um curso de oratória ou aprender a escrever discursos? Pense em tudo que pode impulsionar a sua busca. Aprenda a impressionar os potenciais empregadores com o que você sabe fazer e não com o que você tem a dizer.

 

 

8. Seja voluntário na área

Se você está realmente interessado em entrar no mercado de trabalho, por que não se voluntariar para uma área que possa ajudá-lo futuramente? Busque oportunidades de trabalho voluntário correlatas ao seu curso de formação. Esse tipo de experiência conta pontos em seu currículo.

 

 

19. Comece um negócio próprio

Se você já desistiu de encontrar um emprego nessa área, mas não gostaria de fazer outra coisa, pense em abrir o seu próprio negócio. Fazendo isso você garante que irá trabalhar com aquilo que sempre desejou, além de poder gerar novos empregos. Lembre-se apenas de que ser um empreendedor não é fácil. Informe-se detalhadamente sobre os passos para ser o dono da sua própria companhia.

 

 

10. Comece um blog ou site

Se você quer se tornar conhecido na área em que pretende atuar, uma boa ideia é começar um blog ou site especializado no assunto. Trate de discutir assuntos relevantes e invista em uma boa divulgação. Dessa maneira, pode ser que os recrutadores venham até você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: