TRUQUES CIENTIFICAMENTE COMPROVADOS PARA MELHORAR SUA MEMÓRIA

26 nov

truques-cientificamente-comprovados-para-melhorar-memoria-noticiasVocê é o tipo de pessoa que usa o esquecimento como justificativa para ter perdido uma reunião ou uma consulta com o médico? A maioria das pessoas acredita nesse problema, mas a verdade é que esse tipo de contratempo se deve a uma falha na memória prospectiva.

Quando se fala em memória, é comum pensar em fatos que já aconteceram, mas ela também tem um papel importante nas coisas que você pretende fazer no futuro. Pelo menos no futuro imediato. Felizmente, existem alguns truques comprovados pela ciência para ajudá-lo a evitar esse tipo de falha. Confira quais são eles:

 

 

1. Aumento de importância

De acordo com artigo publicado na revista Applied Cognitive Psychology, a motivação desempenha um papel importante nas fases iniciais da memória prospectiva para que você se lembre com mais clareza daquilo que é mais importante. Por isso, aumentar a importância daquilo que precisa ser lembrado pode ajudá-lo a manter a tarefa fresca na memória.

 

: 2. Evitar tarefas complexas

Segundo uma equipe de pesquisadores, evitar realizar tarefas complexas até o momento em que você precisa se lembrar de algo pode ajudar. Isso acontece porque ao se ocupar com tarefas de atenção dividida excessivamente difíceis, que exigem muita concentração e recursos, as instruções de que você precisa se lembrar perdem força, de modo que seja mais difícil recuperá-las de maneira espontânea.

 

 

: 3. Sono suficiente

Um estudo publicado recentemente na revista PLos One aponta que o sono melhora a memória prospectiva até dois dias após a declaração de que há algo a ser lembrado. Isso pode acontecer de duas maneiras: você pode se lembrar melhor de que há algo a ser feito e também pode se lembrar especificamente da tarefa a ser realizada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: