SENTE QUE NÃO TEM TEMPO PRA NADA? VEJA COMO MUDAR ISSO

26 nov

sente-que-nao-tem-tempo-pra-nada-veja-como-mudar-isso-noticiasA maioria das pessoas diz ser extremamente ocupada – e, realmente, é. A correria do cotidiano nos obriga a ter uma rotina maluca, cheia de reuniões, compromissos familiares e trabalhos. Apesar de tantos compromissos nós ainda sim desperdiçamos muito tempo com distrações e atos que podem ser facilmente evitados. Você duvida? Entenda a seguir:

Planeje o que você tem que fazer
Parece besteira, mas a boa e velha lista de tarefas é uma ótima forma de organizar seu dia. Tente fazê-la de modo que você calcule quanto tempo será gasto em cada atividade colocando as tarefas mais importantes nos horários em que você sabe que é mais produtivo. Caso você não tenha tempo para fazer isso no começo de cada dia, deixe listas prontas no fim de semana. Faça uma tarefa de cada vez e sempre termine o que começou, tentando também perceber quais atribuições da lista podem ser deixadas de lado. Às vezes pensamos que temos muitas coisas para fazer, quando na verdade algumas tarefas são desnecessárias.

 

Controle seus emails
E, mais do que isso, controle a sua vontade de checá-los. É muito importante que você determine horários para verificar e responder seus e-mails, e que estabeleça o tempo necessário para isso (de preferência marcando na lista de tarefas para organizar melhor). Lembre-se: quanto antes você responder um e-mail, mais rápido receberá a réplica da resposta. Tente informar na sua mensagem daqui a quanto tempo entrará em contato novamente, assim você faz com que o remetente se dedique a e o máximo possível o que precisa dizer.

 

Encontros e Reuniões
A mesma regra da lista de tarefas pode ser utilizada para encontros e reuniões (viu como a lista é realmente útil?). Marque, mesmo que numa agenda, os eventos onde você deverá estar presente. Isso serve não só para se organizar, mas também para não cometer a gafe de esquecê-los. Tente marcar reuniões de trabalho com alguma frequência como uma vez por semana, por exemplo. Assim os assuntos acumulam menos e os debates podem ser mais rápidos.

 

Intervalos de tempo
Utilize intervalos ociosos para adiantar pequenas tarefas. Limpar sua caixa de e-mails, ler ou mesmo relaxar são coisas que podem ser feitas sem necessariamente alterar sua rotina.

 

Distrações são tentações
E, como a maioria das tentações, devem ser evitadas ao máximo. Interromper momentos produtivos para checar seu Facebook, Twitter, ver fotos ou qualquer coisa que não seja seu foco é extremamente prejudicial ao desempenho de tarefas. Cada vez que você para sua atividade por um motivo desnecessário acaba jogando tempo produtivo fora e, consequentemente, ficando com menos tempo ainda no futuro.

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