MANEIRAS DE TOMAR DECISÕES ERRADAS

19 nov

maneiras-de-tomar-decisoes-erradas-noticiasTomar decisões é sempre uma situação delicada, mas em alguns casos o risco é maior. Por isso, é essencial conhecer os comportamentos que levam você a uma decisão errada e saber como evitá-los. Se você está prestes a passar por um momento de escolhas, confira dicas para fazer isso da maneira correta:

1. Preconceitos

Ser preconceituoso filtra suas experiências e afeta a maneira como você enxerga o mundo ao seu redor, fazendo com que você veja apenas aquilo que quer. É uma tendência humana tirar conclusões sem considerar todas as evidências, mas isso impede que sua escolha seja racional. Enquanto reunimos informações sobre um assunto, o cérebro busca referências, memórias e fatos para interpretá-las com base no que já sabemos, porém, as informações recebidas raramente são precisas, completas ou imparciais. Por isso, é importante que você considere os dados com a maior exatidão possível, tente entender o que está faltando e só aí se decidir.

 

 

2. Escolhas

Quando mais escolhas nós temos, mais cansados e menos eficazes nos tornamos. Ao longo do dia somos obrigados a tomar uma série de decisões e cada uma dessas escolhas acaba por desgastar um pouco nossa mente. Isso significa que se você tiver alguma decisão importante para tomar, pode estar tão mentalmente cansado que acabará desconsiderando fatores importantes. Procure deixar as decisões mais significativas para momentos em que você esteja relaxado.

 

 

3. Atenção dividida

Com tantas exigências a respeito de tempo é muito tentador fazer tudo ao mesmo tempo. Porém, tentar ser multitarefas diminui sua capacidade de organização. O cérebro é “programado” para se concentrar em apenas uma tarefa de cada vez. Dividindo sua atenção em pequenos pedacinhos você acaba se cansando rapidamente e, pior, reserva pouca energia para as tarefas que mais importam. Tomar decisões de qualidade requer uma concentração e reflexão profundas. Preste atenção exclusivamente ao tema da sua escolha. Desligue-se de distrações como e-mail e redes sociais.

 

 

4. Medo

O medo é o obstáculo mais comum no caminho para uma decisão de qualidade. Seja o medo do fracasso, de tomar uma decisão errada, de não ser capaz, você acaba afetado negativamente e toma atitudes que não tomaria em outras condições. Ainda que pareça difícil, o remédio para esse tipo de problema é confiança. Procure pensar nas suas características positivas, isso vai fazer com que se sinta incentivado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: