HÁBITOS PARA TER EQUILÍBRIO EM SUA VIDA UNIVERSITÁRIA

12 nov

habitos-para-ter-equilibrio-em-vida-universitaria-noticiasA vida de um estudante universitário não é tão fácil quanto algumas pessoas imaginam. Fazer um curso de graduação exige muito esforço e dedicação para concluir com êxito todas as tarefas necessárias e, assim, aprender o conteúdo ensinado de maneira eficiente. Para evitar que o estresse domine sua rotina de estudos, existem algumas dicas importantes que você deve seguir.

Confira 14 hábitos para ter equilíbrio em sua vida universitária:

 

1. Não minta a você mesmo
Não tente inventar desculpas sobre motivos pelos quais você não pode estudar no momento ou por que você não concluiu aquele trabalho que já deveria ter entregue. Seja honesto com você mesmo para que a responsabilidade seja algo natural, fazendo com que seu desempenho com os estudos seja positivo.

 

2. Contato com a natureza
Ter contato com a natureza ajuda a manter a aliviar o estresse. Por isso, sempre que possível, tente passar alguns minutos do seu dia em algum parque, por exemplo. Você pode estudar em um desses locais ou apenas observar a paisagem durante seu tempo livre.

 

3. Meditação
Não é preciso saber nenhuma técnica avançada para praticar meditação. Apenas encontre um lugar calmo e silencioso onde você possa se concentrar apenas em sua respiração e esvaziar sua mente de quaisquer pensamentos.

 

4. Evitar julgamento negativo
É comum que as pessoas façam julgamentos negativos constantemente sobre atitudes próprias ou de outras pessoas. Se esse é um hábito para você, procure mudar essa atitude e passar a enxergar o lado positivo para ter mais motivação.

 

5. Atividades divertidas
Mesmo que você tenha uma quantidade grande de conteúdo para estudar, é importante reservar ao menos um pequeno período do dia para atividades que sejam satisfatórias para você. Saia com seus amigos, veja um filme, faça uma caminhada; qualquer coisa que faça você se sentir feliz é válida.

 

6. Pensamento positivo
Mais uma vez, afastar-se de conclusões negativas é importante para não se sentir desmotivado. Por isso, tenha foco em pensamentos positivos e procure encontrar o que pode existir de construtivo mesmo nas situações mais complicadas.

 

7. Conversar sobre problemas
Não tente guardar todos seus problemas com você. Converse com pessoas em quem você confia e ouça o que elas têm a dizer. Isso pode ajudar você a encontrar uma solução que talvez não conseguisse enxergar sozinho.

 

8. Exercícios de relaxamento
Procure reservar alguns momentos após acordar e antes de dormir para realizar exercícios de relaxamento. Faça alguns alongamentos e, da mesma forma que faria ao meditar, tente ter foco em sua respiração e deixe sua mente livre de pensamentos em excesso.

 

9. Preparar-se previamente
Não deixe que suas tarefas e deveres se acumulem. Quando tiver uma prova, comece a estudar previamente. Procure analisar o conteúdo ensinado em aula no mesmo dia em que foi passado e não deixe seus projetos para serem concluídos em uma data muito próxima do prazo de entrega.

 

10. Perdoar erros
É importante que você saiba como perdoar seus próprios erros e também os de outras pessoas. Quando você cometer um engano, lembre-se de que é sempre possível aprender com isso e procure tirar o melhor proveito da situação.

 

11. Desacelerar
Tente evitar que o tempo acelerado das rotinas de estudo interfira no seu desempenho e na sua maneira de agir. Procure realizar suas tarefas com menos pressa. Dessa forma, você consegue ser mais produtivo e obter mais qualidade no aprendizado e na conclusão de qualquer projeto.

 

12. Uma atividade por vez
Tentar ser multitarefas não é uma boa escolha. Isso prejudica a qualidade com a qual você conclui suas tarefas, já que sua atenção não está totalmente voltada a nenhuma delas. Por isso, dedique-se a uma atividade por vez.

 

13. Anotar tarefas diárias
Faça listas para anotar o que deve ser feito durante o dia e também o que você já concluiu. Dessa maneira, você não se esquece de nenhum compromisso e também pode observar o que realizou com êxito, tendo mais motivação para continuar a manter esse ritmo.

 

14. Confiança
Ter confiança em você mesmo é essencial para obter satisfação em qualquer âmbito da vida. Durante os estudos, isso é importante pois garante motivação e faz você perceber que é capaz de realizar tudo o que precisa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: