DICAS PARA FACILITAR PESQUISAS NO GOOGLE

31 out

dicas-para-facilitar-pesquisas-no-google-noticiasQuando precisamos tirar uma dúvida, encontrar informações ou até mesmo estudar um tema mais profundamente, seja qual for o assunto, a pesquisa no Google é a primeira solução que vem em mente para obter uma resposta. Porém, muitas pessoas não sabem que existem maneiras de fazer uma busca mais fácil e direta. Se você deseja descobrir mais sobre o que essa ferramenta disponibiliza, algumas dicas poderão ajudar.Confira 10 dicas para facilitar pesquisas no Google:

 

1. Pense na resposta para sua pergunta antes da pesquisa
Antes de pesquisar o que você deseja, pense no que poderia ser obtido como resposta. Além de fazer com que você tente encontrar a solução sozinho, isso também pode ajudar a filtrar resultados mais diretos, já que as palavras que você utilizará para a busca provavelmente serão mais específicas e relacionadas com o que você precisa localizar.

 

2. Pense sobre o que outra pessoa poderia ter escrito sobre seu tópico
Pensar sobre o que outra pessoa poderia ter escrito sobre seu tópico de busca também ajudará a filtrar resultados mais específicos.

 

3. Menu de buscas avançadas
Utilizar o menu de buscas avançadas pode aumentar as chances que você tem para encontrar resultados relevantes.

 

4. Filtre resultados por nível de leitura
Para encontrar resultados relevantes mais facilmente, você pode filtrar o que encontrar pelo nível de leitura. As páginas mais acessadas costumam aparecer antes das demais.

 

5. Procure pelo domínio
Pense sobre o assunto de sua pesquisa e a que tema ele se relaciona. Sua busca tem a ver com educação? Acrescente “.edu” às outras palavras-chave, por exemplo. Neste link (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_TLDs) da Wikipédia você pode encontrar uma lista com diversos domínios e os assuntos aos quais eles estão relacionados.

 

6. Procure pelo tipo de arquivo
Da mesma maneira que você fizer ao adicionar um domínio à sua busca, se você estiver procurando algum arquivo específico, acrescente o nome do tipo de arquivo. No caso de um livro, por exemplo, digite “pdf” na caixa de pesquisa junto às palavras-chave do assunto buscado.

 

7. Sinônimos do termo original
Caso sua primeira pesquisa não traga resultados relevantes, tente trocar as palavras utilizadas por sinônimos.

 

8. Ctrl + F
Quando você encontrar uma página que parece relevante à sua busca mas não tiver tempo para ler todo o texto ou estiver com dificuldades para encontrar o assunto principal, utilize o controle “Ctrl + F” em seu teclado e digite a palavra chave na caixa de busca que aparecerá.

 

9. Google Acadêmico
Google Acadêmico é uma alternativa que facilita a pesquisa de literatura acadêmica, permitindo que o usuário busque sobre diversas matérias e fontes, como livros, artigos e teses. A página também disponibiliza informações sobre os tópicos mais procurados em diferentes idiomas.

 

10. Teste suas habilidades de pesquisa
Você pode testar suas habilidades de pesquisa com o A Google a Day, que é um jogo de perguntas que permite que o usuário busque pelas respostas no site para responder na menor quantidade de tempo possível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: