ENTENDA POR QUE OS MOOCS SÓ TENDEM A CRESCER

29 out

entenda-porque-moocs-so-tendem-a-crescer-noticiasDesde que os MOOCs surgiram, os “massive open online courses”, o rumo dos cursos online tem mudado. Esses cursos têm como objetivo principal levar conteúdo gratuito e online para um grande número de pessoas de forma fácil e eficaz.

Universidades como Harvard e MIT estão se unindo para criar plataformas digitais para realizar os MOOCs como, por exemplo, a edX. O site só requer que o aluno faça uma inscrição para poder ter acesso a todo o conteúdo produzido pelos professores das duas universidades renomadas mundialmente, sem sair de casa e sem precisar ser aprovado em um processo seletivo. Milhões de pessoas já assistem às aulas dadas por meio da edX. Outro bom exemplo de MOOC é a plataforma Miríada X, criada a partir de uma parceria entre a Universia e a Telefônica. Os cursos são grátis e online. Não há custo tampouco para as universidades cadastrarem seus cursos (mais informaçõesrelacionamento@universia.com.br).

 

Outro aspecto muito positivo dos MOOCs é a liberdade de realizar o curso com o seu próprio ritmo e com flexibilidade de horário. Entretanto, isso não significa que o curso seja fácil: você terá a mesma quantidade de aulas para assistir e trabalhos para realizar, mas poderá fazer isso de casa, no horário que for melhor para você. Além disso, os MOOCs permitem que você escolha com qual professor deseja realizar o curso, já que as opções são mais amplas e variadas.
A questão do custo-benefício também deve ser analisada. Enquanto as mensalidades das universidades aumentam todos os anos e pouco investimento é feito, os MOOCs se mostram uma saída mais econômica para aqueles que querem estudar. Mesmo que algumas empresas ainda não aceitem os certificados de cursos online da mesma forma que aceitam um diploma, os MOOCs podem ser o melhor caminho para crescer na carreira mesmo sem ter dinheiro para pagar uma graduação completa.

Para contornar esse problema, algumas instituições já oferecem cursos de graduação completos à distância. Porém, nesses casos, os cursos não são gratuitos – os preços são inferiores ao curso presencial, e ainda possuem a vantagem de serem online. Esse caminho pode ser a solução para quem realmente precisa de um diploma, mas não tem tempo para fazer uma faculdade normal.
Um uso inusitado dos MOOCs que tem sido visto em diversos países é o coorporativo. Muitas empresas têm utilizado os cursos online para atualizar os funcionários sobre novas funções e novidades em suas áreas de atuação. É um formato simples e eficaz de investir nos funcionários. Além do mais, algumas companhias já vêem MOOCs como um diferencial nos currículos dos candidatos.
Em suma, os cursos online realizados pelas grandes universidades estão indo para um caminho de reconhecimento e cada vez mais pessoas e empresas irão aderir a esse tipo de ensino. Por mais que, hoje em dia, ainda existam diversas deficiências, os MOOCs têm o potencial de levar ensino de qualidade para pessoas que precisam, de forma barata (ou até mesmo gratuita), sem que elas precisem sair de casa, e a tendência é que isso cresça cada vez mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: