LIÇÕES DE CARREIRA QUE VOCÊ PODE APRENDER COM COCO CHANEL

24 out

chanel-collections-and-creations-coco-chanel-portrait-pearls-by-boris-lipnitzki-1936Uma das mais conhecidas estilistas de todos os tempos, Coco Chanel é também uma grande fonte de inspiração quando se trata de trajetória de carreira. A designer reinventou a moda feminina, mudou as convenções de seu tempo e ainda passou por uma atribulada vida amorosa. Contudo, nada foi suficiente para impedir o seu sucesso. Se você busca uma fonte de inspiração para desenvolver sua carreira, veja 6 lições que a estilista Coco Chanel pode ensinar a você.

 

1. Seja você mesmo – e quebre as regras se for preciso

A estilista ficou conhecida por agir de acordo com suas próprias crenças e assumir essas atitudes. Antes dela, ninguém havia pensado em adaptar o guarda-roupa masculino para as mulheres. No entanto, Chanel quebrou as regras e fez com que isso parecesse tão natural para o resto do mundo quanto era para ela naquela época. Procure agir de acordo com as suas crenças e encontre argumentos que justifiquem esses atos para os demais.

 

 

2. Você é o responsável por seu futuro

Chanel nasceu em uma família muito pobre e perdeu a mãe aos 12 anos, quando foi enviada, junto com suas duas irmãs, para um convento. Tentou uma carreira no teatro, mas acabou dançando e cantando em shows de cabaré. A estilista ainda foi amante do ex-oficial da cavalaria francesa e só depois começou a se envolver com design. No entanto, após entrar para esse mercado, Chanel não parou de se dedicar até abrir diversas unidades de sua loja. Você deve agir da mesma maneira: busque até encontrar sua vocação e, após se envolver com ela, dedique-se até garantir que o sucesso seja a única consequência.

 

 

3. Desafie as convenções

Na época em que Chanel começou a conquistar reconhecimento, as mulheres eram oprimidas quando se tratava de moda. Espartilhos, saias longas e blusas abotoadas que mal permitiam seus movimentos eram a convenção. Mas Chanel mudou tudo isso apresentando ao mundo as calças femininas. Certa vez, a estilista afirmou que deu às mulheres a sensação de liberdade e ofereceu a elas seus corpos de volta. Na sua carreira, procure agir da mesma maneira: você conhece uma forma mais eficiente de realizar um processo? Invista nela ainda que não seja o método mais utilizado. Arrisque.

 

 

4. Marca é tudo

Mesmo as pessoas que têm apenas uma vaga ideia de quem foi Coco Chanel reconhecem o logotipo com as duas letras C se cruzando e o associam à marca construída pela estilista e, mas que isso, ao luxo que ela representa. Assim deve ser com você. Leve sua marca pessoal a sério e busque ser reconhecido pelo que você faz. Para isso, o segredo é fazer um trabalho de qualidade, assim como a alta costura de Chanel.

 

 

5. Construa um império

De acordo com o PNC Financial, o lançamento do icônico Chanel Nº 5 fez com que a estilista criasse os fundamentos financeiros e de marketing da grande marca, bem como de grande parte dos produtos de luxo da atualidade. Sua empresa ganhou grande parte do lucro com produtos considerados mais acessíveis, como perfumes e acessórios, enquanto a produção de coleções de alta costura impulsionava a demanda e elevava o prestígio da marca. Transferindo isso para a realidade de sua carreira, entenda que é preciso valorizar o seu trabalho, exercendo-o como se fosse uma artigo de luxo que vai elevar seu prestigio com as companhias e potenciais empregadores.

 

 

6. Nunca é tarde para dar a volta por cima

Após passar 15 anos sumida do mundo da moda, Coco Chanel retornou e, muito embora os europeus não estivessem tão abertos às suas criações, a estilista conquistou o mercado de luxo norte-americano. Quando morreu, aos 71 anos, Chanel foi considerada uma das melhores designers de seu tempo. Na sua carreira, é assim que você deve procurar se comportar. Mantenha em mente que você passará por momentos de crise, mas que nunca é tarde para ressurgir ainda mais preparado para conquistar novas oportunidades.

Deixe um comentário