PASSOS PARA DEIXAR DE DAR DESCULPAS

22 out

passos-para-deixar-de-dar-desculpas-noticiasO medo é o que impulsiona as desculpas. Você mesmo já deve ter agido dessa maneira: encontrando um motivo sem importância para evitar situações que você teme. Por isso, saber lidar com esse sentimento é fundamental para impedir essas atitudes. É claro que em alguns casos é impossível conter uma “desculpa inocente”. Mas, se você tem o interesse de parar com esse comportamento, confira 6 passos simples.

 

1. Pratique a honestidade

A primeira coisa que você precisa é saber que uma desculpa nada mais é que uma mentira disfarçada. Ou seja: quanto mais você encontra desculpas, mais fácil se torna o processo. No entanto, também é assim com a verdade. Quanto mais você diz coisas verdadeiras, mais fácil se torna dizê-las novamente. Por isso,pratique ser honesto com as pessoas o tempo todo.

 

 

2. Tenha prioridades

Utilize seu talento, seu tempo e seus recursos para fazer coisas que tenham importância e significado para você. Pare de dizer sim para coisas que você não gostaria de fazer. Se um convite para um evento ou projeto não anima você, por que você concordaria em fazer parte disso? Não gaste seu tempo. Faça uma lista do que considera importante e busque realizá-las para manter-se satisfeito.

 

 

3. Estabeleça objetivos realistas

As desculpas começam a surgir quando você precisa enfrentar uma situação (como a entrega de um projeto, por exemplo) se aproxima e você ainda não está preparado para ela. Porém, evitar esse tipo de situação é muito simples. Basta estabelecer metas mais realistas e possíveis de serem alcançadas. Lembre-se: ninguém gosta de sentir que está falhando. Por isso, é melhor definir objetivos mais fáceis de serem concluídos e aumentar a dificuldade deles gradativamente.

 

 

4. Pare de procrastinar

A procrastinação é apenas outro nome para as desculpas. Por isso, risque essa palavra do seu vocabulário. Faça com que o agora seja sua palavra de ordem. Se você precisa fazer algo, faça agora. Não espere. Resolva imediatamente. Deixá-las para depois é apenas uma maneira de enrolar porque você não quer realizá-las. Porém, isso atrasa o seu desempenho.

 

 

5. Seja positivo

Embora pareça mais fácil dizer aos outros para serem positivos que, de fato, manter essa atitude, esforce-se para isso. Não deixe que os pequenos acontecimentos da rotina tirem o seu bom humor, isso vai fazer com que seu dia seja muito mais difícil. Quando estiver difícil se controlar, esvazie o pensamento e concentre-se em algo que costuma fazê-lo feliz.

 

 

6. Seja bom para si mesmo

Se você não acredita ser capaz de realizar certas tarefas, jamais será seguro o bastante para deixar as desculpas de lado e enfrentar o que quer que seja. Por isso, analise a si mesmo e busque os pontos em que seu desempenho é mais proveitoso. Esforce-se para mantê-los e, ao mesmo tempo, melhor os pontos mais fracos. Confie na sua capacidade e pare de se depreciar, para os outros e para você mesmo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: