CITAÇÕES INSPIRADORAS DE MULHERES INFLUENTES NA TECNOLOGIA

22 out

citacoes-inspiradoras-mulheres-influentes-na-tecnologia-noticiasO mundo da tecnologia é associado imediatamente à predominância masculina. De fato, existem muito mais homens que mulheres exercendo profissões relacionadas ao tema. No entanto, essa estatística vem se alterando gradativamente. Cada vez mais mulheres estão envolvidas com profissões voltadas ao campo da tecnologia e se você tem vontade de ser uma delas, confira 10 citações inspiradoras de mulheres que já trabalham com o tema há muitos anos.

 

1. Grace Hopper

“Um navio no porto está seguro, mas não é para isso que os navios são feitos. Vá para o mar aberto para fazer novas coisas”.

Grace Hopper foi contra-almirante da Marinha dos EUA, desenvolvedora do primeiro compilador para linguagens de programação de computador, do UNIVACI e do COBOL e criadora dos termos “bug de computador” e “depuração”.

 

 

2. Jean Bartik

“Me disseram que eu nunca iria chegar à posição de vice-presidente porque eu sou muito franca. Talvez sim, mas acredito que os homens sempre vão encontrar uma desculpa para manter as mulheres em seu ‘lugar’. Então, vamos fazer desse lugar a suíte executiva e iniciar mais das nossas próprias empresas”.

Jean Bartik foi uma das primeiras programadoras do ENIAC, mais tarde passou a trabalhar com BINAC e computadores UNIVACI. A seguir, tornou-se uma das primeiras editoras de publicação de informações no computador Auerbach Publishers, Data Decisions e McGraw-Hill.

 

 

3. Carla Meninsky

“Eu era um pouco artista e em algum lugar ao longo do caminho tinha ficado com a ideia de que os computadores poderiam ser usados para animações e artes, porque o processo era muito entediante… Claro, todos acharam que eu estava louca”.

Carla Meninsky foi engenheira da Atari e codificou os jogos Warlords. Dodge’Em e Star Raiders, todos para Atari 2600.

 

 

4. Evelyn Boyd Granville

“Aceitamos a educação como meio de superar as limitações que uma sociedade preconceituosa tem se esforçado para colocar em cima de nós”.

Evelyn Boyd Granville foi uma das primeiras mulheres negras norte-americanas a conseguir um PhD em matemática e, mais tarde, se tornou analista e desenvolvedora da IBM para o Projeto Vanguard e do Projeto Mercury, que ela chamou de “o trabalho mais interessante da [sua] vida”.

 

 

5. Radia Pearlman

“O mundo seria um lugar melhor se mais engenheiros, como eu, odiassem tecnologia. As coisas que eu projeto, se sou bem-sucedida, ninguém nunca vai notar. As coisas vão simplesmente funcionar e serem auto-gerenciadas”.

Radia Pearlman é considerada a “Mãe da Internet”, parceira do IEEE, inventora do Spanning-Tree Protocol (STP), TRILL e TORTIS, uma linguagem de programação para crianças.

 

 

6. Sophie Wilson

“A maioria dos engenheiros gostaria de proceder de A para B para C em uma série de passos lógicos. Eu sou a rara engenheira que diz que a resposta é, obviamente, Z. E vamos começar com isso enquanto vocês descobrem como fazer todas as etapas intermediárias. Isso faz de mim uma pessoa perigosa para empregar em tecnologia da informação, porém alguém útil”.

Sophie Wilson é criadora do Micro-Computador Acorn e BBC Micro, linguagem de programação BBC Basic e ARM (Acorn RISC Machine), tecnologia fundamental para dispositivos de computação portáteis.

 

 

7. Erna Schneider Hoover

“Eu projetei o programa executivo para lidar com situações em que existem muitas chamadas, para mantê-lo funcionando de maneira eficiente, sem desligar. Basicamente, ele foi projetado para impedir a máquina de regurgitar e enlouquecer”.

Erna Schneider Hoover desenvolveu o método de comutação telefônica informatizada para a Bell Laboratories. Recebeu uma das primeiras patentes de software e se tornou a primeira supervisora mulher de todos os departamentos técnicos da Bell.

 

 

8. Hedy Lamarr

Qualquer garota pode ser glamorosa. Tudo que ela tem a fazer é ficar parada com um olhar estúpido”.

Hedy Lamarr foi considerada a mulher mais bonita da Europa, atriz e co-desenvolvedora de uma tecnologia de frequência de espectro com base em um piano. Nunca ganhou nada por sua patente que, após expirar, foi usada em torpedos guiados pela Marina norte-americana durante a crise dos mísseis cubanos.

 

 

9. Karen Spärck Jones

“Acredito que é muito importante obter mais mulheres na computação. Meu slogan é: computing é demasiado importante para ser deixado para os homens”.

Karen Spärck Jones é professora de informática e informação no Laboratório de Informática de Cambridge. Defendia a presença das mulheres na computação e na tecnologia e introduziu o conceito de Frequência de Documento Inverso (IDF) usado pela maioria dos motores de busca atualmente.

 

 

10. Kay McNutly Mauchly Antonelli

“Se eu for lembrada, gostaria que fosse como a contadora de histórias da família. Tem sido uma grande vida”.

Kay McNutly Mauchly Antonelli é lembrada como uma das seis programadoras do sexo feminino do ENIAC, designer de software para BINAC e UNIVAC I, e esposa de John Mauchly, co-inventor do ENIAC e UNIVAC I.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: