14 TRUQUES PARA ESTABELECER MELHORES DIÁLOGOS

14 out

truques-para-estabelecer-melhores-dialogos-noticiasEmbora estabelecer contatos seja algo natural e necessário, muitas pessoas têm dificuldade nesse momento. Felizmente, o processo pode ser facilitado por algumas estratégias que vão ajudá-lo a manter diálogos melhores. Se você está interessado em ser um especialista da comunicação, confira 14 truques que podem fazer suas conversas serem mais bem-sucedidas.

 

1. Comece com perguntas

Se você quer começar a conversa causando uma boa primeira impressão, fazer uma pergunta aberta sobre um assunto relevante vai envolver quem estiver ao seu redor.

 

 

2. Faça perguntas engajadoras

Permitir que as pessoas deem sua opinião sobre uma situação ou evento é uma ótima maneira de fazer com que a conversa se desenvolva. Peça recomendações, pergunte opiniões e mostre interesse pelo que elas têm a dizer.

 

 

3. Controle o fluxo de emoções

Pense nos seus relacionamentos como uma conta bancária, na qual você deposita ou saca quantidades de emoções. Se o saldo fica muito baixo, o relacionamento se torna desagradável e desgastante. Já se você mantém um bom fluxo, as relações podem ser duradouras e proveitosas. Não exceda a carga emocional depositada na outra pessoa e, da mesma maneira, não aceite sobrecarga das emoções alheias. Isso pode ajudar a manter diálogos mais saudáveis.

 

 

4. Aumente o interesse pessoal

Você não precisa se promover em toda e qualquer situação, mas é preciso manter em mente que as pessoas só se interessarão por você caso vejam algo diferente. Procure ter sempre o que oferecer em suas conversas, sejam opiniões bem embasadas ou informações esclarecedoras sobre um tema.

 

 

5. Utilize a linguagem corporal espelhada

Essa prática consiste em copiar gestos e posturas da pessoa com quem você está conversando. No entanto, é preciso ter uma boa noção de tempo para que a técnica seja eficiente. Utilize a estratégia quando a pessoa disser algo que você achar interessante, algo de que ela se orgulha, etc. Isso comunica, de maneira subconsciente, que você simpatiza com a maneira como eles se sentem e aumenta a identificação pessoal.

 

 

6. Saiba a hora certa de falar sobre si mesmo

Não importa quão fascinante você acha que seja, ninguém quer ouvi-lo falar apenas sobre si mesmo. Por isso, mantenha-se atento à conversa e identifique os momentos mais apropriados para falar sobre experiências pessoais. Lembre-se de citar acontecimentos interessantes, para que as pessoas se sintam mais ligadas a você.

 

 

7. Saiba o momento certo para trazer um assunto à tona

Dificilmente você conseguirá iniciar uma conversa trazendo à tona um tema que exige reflexões profundas. Até porque esse tipo de assunto pode assustar os participantes da conversa. Por isso, começar com temas mais amenos pode ser uma boa ideia. Introduza assuntos densos e polêmicos aos poucos.

 

 

8. Deixe que as pessoas sejam interessantes

Cada um é interessante à sua própria maneira e, provavelmente, você não verá esse tipo de característica no primeiro contato. Por isso, dê a elas a oportunidade de se mostrarem interessantes. Além de permitir diálogos produtivos, isso mostra que você é carismático.

 

 

9. Pergunte sobre a vida das pessoas

Procure entender como as pessoas gastam o tempo delas, o que fazem no trabalho, como gostam de se divertir. Isso dá a chance de entrar em outros assuntos, além de permitir que você conheça melhor as pessoas e até estabeleça uma amizade com elas.

 

 

10. Mostre que você sabe ouvir

Se você quer estabelecer conversas melhores, concentre-se em desenvolver suas habilidades de escuta. Mostrar para a outra pessoa que você sabe ouvir e que está interessado no que ela tem a dizer vai torná-lo alguém mais interessante. Peça que as pessoas falem mais sobre um assunto, pergunte sobre o que elas têm a dizer.

 

 

11. Encontre o ritmo certo

Em geral discursos apressados e com voz alta são sinal de nervosismo. E você não quer demonstrar esse tipo de fraqueza ao estabelecer um diálogo. Por isso, respire fundo e acalme-se, tente encontrar o ritmo certo. Fale pausadamente, em um tom de voz controlado. Isso transparece confiança.

 

 

12. Tente não roubar o centro das atenções

Ainda que você saiba muito sobre um assunto, tente não se tornar o centro das atenções se não foi você quem propôs aquela conversa. As pessoas tendem a puxar assuntos referentes aos seus interesses e ver alguém dominando aquela conversa é sempre desagradável. Controle-se.

 

 

13. Elogie estrategicamente

Elogios são uma ferramenta poderosa quando usados da maneira correta. Por isso, é essencial entender o que é motivo de orgulho para as pessoas com quem você lida e lembrar-se de elogiá-las exatamente por isso.

 

 

14. Estabeleça contatos diferentes

Em uma festa ou evento social, não fique preso apenas aos contatos que você já conhece. Estabelecer contato com diferentes grupos vai tornar você uma pessoa mais articulada e flexível, de forma que você possa falar sobre diversos assuntos com a mesma serenidade e qualidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: